sábado, 27 de março de 2010

Não construa sua carreira pensando em dinheiro


Não tenho duvida de que muitos de nós já ouvimos dois tipos de conselho no que se refere às nossas escolhas profissionais. O primeiro diz que temos de fazer aquilo que "dá dinheiro"; o segundo, de que o certo é fazermos aquilo de que gostamos. Diante dessas duas orientações ficamos num dilema: o que devo, afinal, fazer? Ser pobre e feliz, ou rico e amargurado?
O fato, porém, é que as opções não são mutuamente excludentes. Se uma pessoa pensar somente em dinheiro, e em nome da ambição abraçar uma carreira que nada tenha a ver com sua personalidade, é muito provável que ela sequer consiga trilhar o caminho do sucesso. Ela viverá angustiada e facilmente dará atenção a vozes de desalento e pessimismo, se sentindo injustiçada e prejudicada. Sua reação, então, é colocar o "pé no freio" para não produzir tanto - e nem se dará conta de que, na verdade, está bloqueando seu próprio desenvolvimento profissional.
Por isso, é muito importante nós entendermos que não trabalhamos para a empresa, mas sim, na empresa. Trabalhamos para ganhar experiência, para evoluir como profissional, para fazer cada vez mais e melhor. Além disso, uma remuneração mais alta está necessariamente vinculada à conquista de resultados melhores.
O segredo para conquistar o sucesso não é sorte. E sim, colocar toda energia no cumprimento de seus afazeres, e em saber atuar junto com a equipe. Compartilhar com as pessoas os desafios, as experiências e os bons resultados faz toda diferença.
Por tudo isso, trabalhe como se o dinheiro que recebe hoje não fosse importante. Estude como se dependesse do conhecimento para sobreviver, cultive a empatia com as pessoas e ajude cada um à sua volta a se desenvolver. Com essas atitudes, você logo vai notar que a onda virtuosa criada à sua volta terá reflexos diretos sobre a sua vida - e sobre o seu sucesso, é claro!

* Artigo “Não construa sua carreira pensando em dinheiro” de Marcelo Gonçalves, sócio-diretor da BDO, adaptado por Bruno Castro, Gerente Geral do NEXA-MA.


Artigo original: http://www.administradores.com.br/informe-se/informativo/nao-construa-sua-carreira-pensando-em-dinheiro/31527/