quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Resiliência: Uma das chaves para o sucesso.


resiliência é um conceito psicológico emprestado da química, definido como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse etc. - sem entrar em surto psicológico.

No mundo corporativo, ser detentor de resiliência é uma peça chave para obter sucesso profissional e não se colocar em riscos. Portanto, confira os 7 hábitos da pessoa resiliente. 

Boa leitura!




1. Gerir as emoções

Conseguir manter a serenidade numa situação de stress e ainda potenciar os sinais das outras pessoas para reorientar o nosso comportamento com vista à auto-regulação. A pessoa resiliente domina as suas emoções ao invés de serem as emoções a dominarem-na, para garantir o seu bem-estar e das pessoas que a rodeiam. Com este hábito não se desgasta nem desgasta emocionalmente a família, os amigos, os colegas de trabalho, quando enfrenta momentos difíceis e de grande tensão. Fortaleça a sua inteligência emocional!
2. Controlar os impulsos
Ter a capacidade de regular a intensidade dos seus impulsos no sistema muscular (nervos e músculos) para gerir melhor as emoções. Dessa forma, escolhe viver com força uma dada emoção ou, pelo contrário, inibir se for mais vantajoso. Recorda-se de situações em que disse e fez coisas das quais se arrependeu logo no minuto seguinte? A ideia aqui é evitar que essas situações existam na sua vida pessoal e profissional.
3. Ser otimista
A pessoa resiliente acredita que é possível mudar para melhor e é capaz de controlar o destino da sua vida, mesmo quando o poder de decisão esteja fora das suas mãos.
Para além de cultivar a esperança, esta pessoa desenvolve uma atitude mental positiva que se reflete na sua linguagem interior: "eu sou capaz", "eu vou conseguir", "eu já ultrapassei vários obstáculos, este será apenas mais um". Aproveite para responder a seguinte questão: os meus pensamentos e linguagem interior são, na maior parte das vezes, positivos ou negativos?
4. Analisar o ambiente
Para além de ser otimista, a pessoa resiliente procura descobrir as causas dos problemas e das adversidades para poder lidar melhor com as circunstâncias e evitar ficar em situação de risco. Por isso é que costumo referir-me a essa pessoa como a "realista positiva", ela tem os pés bem assentes na terra mas vê luz ao fundo do túnel. Procure estar consciente do cenário actual para poder desenhar com confiança o cenário desejado. 
5. Ter empatia
A pessoa que consegue compreender as emoções e os sentimentos das outras pessoas desenvolve relações muito mais eficazes porque ajusta o seu comportamento, a atitude e até a sua linguagem. Por isso é que "colocar-se no lugar do outro" é meio caminho andado para conquistá-lo. Não tenha receio de o praticar no dia-a-dia, vai ver que compensa.
6. Ser auto-eficaz
Perante as dificuldades e adversidades, a pessoa resiliente procura soluções e toma decisões tendo sempre em conta os seus objetivos. Aliás, a pessoa dotada de resiliência acredita que resolverá os seus próprios problemas através dos recursos que tem dentro de si mesma e dos que busca no exterior. Certamente, consegue identificar histórias reveladoras de auto-eficácia, inclusive na sua vida, ou não?
7. Alcançar pessoas
Ter a capacidade de se conectar a outras pessoas por forma a criar redes de apoios fortes também faz parte da resiliência. Repare que as pessoas que têm a sua área sócio-emocional mais desenvolvida acabam por ter mais hipóteses de ajuda em tempos difíceis. Agora, não se esqueça que para ter amigo/a(s) é necessário ser amigo/a


Texto escrito por Ana Santiago, no blog VIPP (Valorização da Imagem Pessoal e Profissional)

Antonio Carlos