terça-feira, 11 de maio de 2010

Você é uma marca! Princípios de marketing pessoal


          Por que pessoas menos competentes do que nós muitas vezes ocupam cargos superiores aos nossos? Provavelmente a resposta seria porque a marca desta pessoa está mais valorizada do que a nossa. Essa situação é semelhante à história do ovo da galinha e o ovo da pata. O ovo da pata é maior e mais gostoso do que o da galinha, mas enquanto a pata bota seus ovos silenciosamente, a galinha faz bastante barulho anunciando a vinda de seus ovos, chamando a atenção da freguesia e conquistando a preferência do mercado. Nesta postagem você aprenderá a como construir uma marca pessoal forte, alcançando sucesso em sua carreira, valorizando-se como profissional.

          A força da marca torna-se mais importante à medida que aumenta o número de produtos concorrentes. A marca é responsável por diferenciar um produto de outros. Pense em você como um produto que está disponível para um mercado onde há muita concorrência. Quanto mais respeitada é sua marca, mais conquistará espaço no mercado.

           Ser bom não basta mais. Ser bom é ser igual! Em um mundo cada vez mais competitivo, com mais graduados, especialistas, mestres e doutores, o que passa a diferenciar um profissional de outro é a força de sua marca. As marcas fortes são aquelas que são bem administradas através do marketing pessoal. Marketing pessoal é uma estratégia individual para atrair e desenvolver contatos e relacionamentos interessantes do ponto de vista pessoal e profissional, bem como para dar visibilidade a características, habilidades e competências relevantes na perspectiva da aceitação e do reconhecimento por parte de outros.

          Que imagem você passa ao mercado? Somos uma palavra... qual é a que melhor define você? Quando chega ao trabalho qual a primeira palavra que vem à mente de seus colegas e de seu chefe? Será que pensam ‘lá vem a encrenqueira’, ou ‘lá vem a gente boa’? Você sabe quem é e que tipo de profissional tem sido? Estas são apenas algumas perguntas que te ajudarão a identificar como tem tratado sua marca atualmente.

           Não há como esperar resultados diferentes se continua a fazer a mesma coisa dia após dia, como já dizia Einstein. Não espere um aumento de salário, se continua alcançando os mesmos resultados de sempre. Não espere ficar rico se continua gastando tudo o que ganha, ao invés de poupar para investir. Estabeleça objetivos para sua carreira profissional, elabore estratégias para alcançar esses objetivos, e coloque a ‘mão na massa’, lute por seus ideais e realize seus sonhos. Acredite, você é capaz!

           O primeiro passo para alcançar o objetivo de sua carreira é fazer uma análise de sua situação atual. Em seguida planeje onde quer chegar, começando hoje mesmo a construir sua marca pessoal. Mas como construir uma marca pessoal forte? A seguir, trago várias dicas de como valorizar-se no mercado, destacando-se como uma marca diferenciada.

           Max Gehringer na série Emprego de A a Z, nos traz dez mandamentos para o marketing pessoal. São eles: liderança, confiança, visão, espírito de equipe, maturidade, otimismo, integridade, empatia, visibilidade e paciência. Ao seguir estes mandamentos você será bem visto por seus colegas de trabalho e por seu chefe, sem correr o risco de ser taxado como chato ou ‘puxa-saco’.

           No processo de construção de sua marca, é muito importante investir em sua imagem. A imagem é composta principalmente por aparência, comportamento, resultados profissionais e pela forma como você pensa. A roupa que você usa fala muito sobre você. Seu comportamento é avaliado diariamente por todos que estão ao seu redor. Seus resultados falam de sua eficácia em alcançar o que esperam de você. Já sua forma de pensar caracterizará que tipo de pessoa você é: ‘o pobre coitado sofredor’, ou o ‘motivado, positivo e alegre’.

           Avalie sempre como as pessoas lhe vêem e tenha controle sobre a sua imagem, afinal de contas, esse é um patrimônio que ninguém pode tirar de você.