segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Indicações literárias sobre Empreendedorismo


A carreira do empreendedor requer um constante aprendizado. Para isso, há alguns livros que servem de suporte para aqueles que já estão na área ou para identificar e/ou desenvolver o potencial de cada um para o empreendedorismo. Confira duas dicas de livros que abordam esta temática, seja para salvar a vida de uma empresa ou para crescer dentro dela e com ela. Boa leitura! 




Livro - Oportunidades Disfarçadas: Histórias Reais de Empresas

que transformaram Problemas em Grandes Oportunidades


Em momentos de crise, o melhor a fazer é não se arriscar, certo? Errado. Essa é

a hora de sair à procura de boas oportunidades de ganhar dinheiro.

Oportunidades Disfarçadas é um verdadeiro catálogo de ideias criativas e 

soluções originais para as mais variadas dificuldades vividas por empresas de 

todos os tamanhos. Resultado de sete anos de pesquisa, este livro reúne 200 

casos reais de companhias e pessoas que transformaram grandes problemas 

nas melhores chances de suas vidas.

Você vai se surpreender com histórias como a do vendedor de enciclopédias 

quase falido que, para atrair as compradoras, dava perfumes de brinde. O 

sucesso da fragrância foi tão grande que ele percebeu que o melhor seria mudar 

de ramo. Nascia, assim, a Avon. Esta é uma leitura obrigatória para executivos, 

empresários e todo profissional que busca sobreviver à atual crise financeira e 

vencer no mundo competitivo em que vivemos


Fonte: Submarino.com




Livro Emprego de A a Z
Escolher a faculdade. Conseguir o primeiro emprego. Acumular cursos de especialização. Comprovar produtividade. Driblar as intrigas. Até "chegado o dia" criar coragem e pedir de maneira firme e direta aumento para o chefe. Se a resposta for uma sonora gargalhada, ainda não é hora de desanimar. Mas sim de ler a mais recente obra de Max Gehringer, Emprego de A a Z, que a Editora Globo acaba de colocar nas livrarias.

O livro foi inspirado na série de televisão para o Fantástico, que conquistou o público pela linguagem precisa e sem maneirismos e pelo humor. Os acessos ao site do programa o tornaram recordistas entre os quadros apresentados por especialistas no programa. Foram 250 mil em um único dia. 

Gehringer mostra que entende mais do que de empresas. Entende de gente. E sabe identificar, com um olhar curioso, quase de antropólogo, os tipos humanos e as relações cotidianas das corporações.

O leitor certamente vai reconhecer os personagens. Seja o sincero Ricardo ou o burocrático Botelho. Há Ricardos e Botelhos em todas as empresas, afinal de contas. E também os chefes que à maneira bíblica se comunicam por parábolas misteriosas. Sem contar os colegas que conseguem criticar dando a impressão que estão elogiando.

O texto de Max Gehringer, no entanto, não perde em precisão e argúcia por montar esse quadro bem-humorado. Como diz o próprio autor, rir é fundamental, mas na hora certa. Isso significa que o leitor vai encontrar informações úteis para situações bastante práticas, como a maneira correta de crirar um currículo, quando e como escolher os cursos que pretende fazer, qual a hora de mudar de empresa ou mesmo de atividade.

Emprego de A a Z é organizado no formato de um dicionário, no qual os temas vão surgindo pela ordem alfabética. Os tópicos vão de assédio moral e aumento até vaga e vítima. Passando pelas letras "b" de bonzinho e "p" de puxa-saco. Em cada uma delas a análise do autor vai direto ao ponto, com a experiência de quem teve toda uma vida voltada a entender o mundo corporativo por dentro.



Fonte: Americanas.com





Carlos Junior